Seleção Online – A busca por novos talentos no mercado de trabalho sempre foi um desafio para as instituições, e na era do conhecimento em que se vive hoje, as pessoas são o grande diferencial para gerar vantagem competitiva.

 

O recrutamento de pessoas no modelo tradicional é utilizado para o preenchimento de posições novas ou de substituição nas empresas, o que na maioria das vezes se torna burocrático, lento e muito custoso. O processo passa desde a constatação da necessidade da vaga de emprego, divulgação de anúncios em revistas e jornais especializados, recebimento de currículos via cartas ou malotes, abertura e classificação de todos os currículos, seleção dos perfis ideais, contato com os candidatos e finalmente o agendamento para início das entrevistas e processo seletivo na empresa.

 

As condições econômicas, sociais, culturais e organizacionais são fatores determinantes na prática de Recursos Humanos e com o advento da globalização e crescimento e difusão da internet, começaram a surgir melhores práticas de gestão que buscam a competitividade, fundamentadas nesses temas, como exemplos de sucesso, destacam-se o e-business e o e-commerce. Todas estas transformações e inovações acabaram por levar ao surgimento do e-RH, ou seja, dos Recursos Humanos Virtuais, que se referem ao uso de sistemas, mídias eletrônicas e redes de telecomunicações para o desempenho da função de Recursos Humanos.

 

O recrutamento e seleção de profissionais mediante a consulta de sites na internet surgiu no Brasil no final dos anos 90 e começo de 2000.

 

Um fato comum e interessante acerca dessas empresas é que todas eram escritórios muito experientes e bem sucedidos na área de recursos humanos e tiveram uma evolução na prestação de seus serviços que agora passam também a ser online, momento em que descobrem uma atividade nova para o mercado nacional. Estas empresas e seus serviços ganharam mais força principalmente nos últimos cinco anos, devido à popularização e barateamento ao acesso da internet de banda larga. Vamos aguardar para ver o que o setor de RH nos reserva para o futuro.